

1948 - Ariel 500


O Ariel Red Hunter era o nome usado para uma variedade de Ariel de um cilindro e dois cilindros de motocicletas . Eles foram projetados pelo designer-chefe da empresa, Val Page, em 1932, em torno de um motor monocilíndrico de válvula à cabeça que ele havia desenvolvido seis anos antes.
Originalmente uma versão "esportiva" do Ariel 500, suas versões 250 e 350cc foram também desenvolvidas e se tornaram populares entre os pilotos de pista de grama e de trial.
A partir de 1948, os Ariels de dois cilindros de 500 cc foram produzidos nos modelos De Luxe (KG) e Red Hunter (KH).
Todos os Red Hunters tinham tanques de gasolina e óleo vermelho-escuros distintos que foram pintados no antigo cinema Bournbrook em frente à fábrica principal da Ariel em Dawlish Road. Os motores funcionaram por duas horas em uma bancada de testes para manter o recorde de confiabilidade e controle de qualidade da Ariel.
O Red Hunter foi um sucesso e formou a espinha dorsal da empresa, e fez com que Ariel comprasse a Triumph . No 500cc , a aceleração de 0 a 60 mph pode ser alcançada em 10,9 segundos, enquanto a parada de 25 mph pode ser feita a menos de 24 pés.
Edward Turner desenvolveu ainda mais o design, com cromo adicionado, e ela se tornou uma moto de estrada popular para turismo. O manuseio foi melhorado com a adição de suspensão traseira e garfos telescópicos e ganhou uma cabeça de cilindro de liga a partir dos anos 1950.
O campeão Sammy Miller teve grande sucesso com um Red Hunter 500cc, de 1955.